MUTATION

< Act or effect of changing; alteration, modification. />

Migration Part: 2


Reforço Escolar

Durante o período em que estava no mercadinho, e na construção civil, final de ano letivo era “convidado” a dar reforço escolar para uma criança que penava para passar de ano, aceitei é claro, enxerguei tal tarefa como missão e a mim mesmo como James Bond, consegui salvá-lo nos dois primeiros anos, no terceiro a missão falhou.

Faltando 3 meses para o término do contrato de 2 anos na construção civil, recebi a notícia que tinha passado no Prouni.  Next phase.


Tenha um conjunto afiado de habilidades. Seja lá o que se propor a fazer, pratique e faça direito.


Bacharel em Farmácia

Estagiário no serviço de controle de infecção hospitalar

Posso resumir o período da graduação como cinco longos, amados e difíceis anos da minha vida, no qual durante este período eu consegui um estágio no controle de infecção hospitalar de um hospital, para quem faz bacharel e vê uma imensidão de caminhos possíveis, ter uma direção foi reconfortante, e dolorosa é claro, aparentemente estagiário que tem vida fácil não é estagiário.

Como sinceridade e confiança são algo de extrema importância para mim, na seleção de candidatos deixei claro que já tinha sido pedreiro com certificado e experiencia e que não sabia Excel (sempre tentei aprender, mas nunca tinha entrado na minha cabeça).

No processo de aprendizado das inúmeras funções eu percebi que ao invés do software trabalhar para mim era o inverso, eu trabalhava para ele, e com isso as minhas tarefas do dia acabavam acumulando para o dia seguinte, para ter uma noção, pegar um dado e alimentar um formulário da vigilância sanitária demandava um grande esforço, acessar menus e sub menus e aguardar o computador gerar um único relatório, para pegar somente um dado (para ter uma noção, a tarefa era tão complexa e demorada que criei um arquivo .doc com quase 10 páginas para especificar qual a sequência de menus eu teria que abrir para encontrar cada informação), faltavam agora só 29 dados para encontrar.

Como os computadores não eram dos mais rápidos (se é que me entende), quando ficava sozinho na sala, algo por volta das 17hs, esse que vos escreve colocava todos os 6 computadores da sala para gerar um relatório diferente, enquanto juntava dois monitores para realizar as outras tarefas, quem passava no corredor devia pensar, “esse menino é maluco”.

Percebendo a necessidade de realizar outra tarefa custosa, que levavam várias folhas de papel e cerca de uma hora fazendo cálculos e conversões decidi criar um app no Excel (LibreCalc para ser sincero, o que torna o trabalho mais desafiador) separado por ano, e mês no qual bastava inserir a quantidade de ampolas consumidas e o “programa” fazia a conversão e os cálculos (shazam), reduzir o trabalho para 15 minutos, com geração de gráficos automáticos.

Nem tudo eram flores, afinal eu tinha 3 chefes trabalhando ao meu lado, e logo atras tinha a chefe deles, e na sala a frente os chefes do hospital inteiro, para esse pessoal todo entrar em um consenso era um parto, e no fogo cruzado, o estagiário, chamado assim por uma das chefes quando ninguém chegava a uma conclusão e eu me intrometia dando a minha sensata e coerente opinião, mas ainda de um estagiário (outros estagiários me consideravam ousado, e tinha que ser).

Enquanto o pau quebrava entre os chefes, percebi que gostava muito de controle de infecção e que os trabalhadores do hospital precisavam ter um feedback melhor em relação a isso, foi então que descobri um app em LibreCalc no qual o primeiro estagiário de farmácia criou para reunir informações uteis, de forma rápida, sem precisar de login e senha, muito menos abrir 7 menus e esperar carregar sabe lá Deus por quanto tempo.

Tomei a liberdade de recriar o programa (lá vem o estagiário ousado) com ajuda criativa do meu recém-chegado novo chefe que enxergou os problemas do setor em dois segundos e tinha a força de vontade necessária para mudar.


Programa feito! ou quase, para o app ficar da forma desejada eu teria que entrar no mundo das macros VBA (Visual Basic for Applications) códigos para executar determinadas tarefas no app pois as funções do LibreCalc não atendiam o proposito desejado (cheguei a aprender um pouco, construí e testei os códigos em casa), mais é claro, a TI barrou, estavam apenas fazendo o trabalho deles.


Para o estagiário que entrou sem saber bulhufas de Excel, consegui avançar bastante ao ponto de fazer o meu TCC sobre “avaliação do consumo de antimicrobianos em unidades de terapia intensiva adulto: correlação com a resistência bacteriana”, usei dados de 5 anos totalizando mais de 960 planilhas, para compilar esses dados no SPSS (software do tipo científico), tinha que gostar do que estava fazendo.

 

Estagiário na farmácia clínica hospitalar

Saindo do SCIH direto para a farmácia clínica (empolgado diga-se de passagem) encontrei tarefas que precisavam de melhorias assim como no serviço anterior, mais pelo salário reduzido (do SCIH para a farmácia houve uma redução de 1/3 do salário) tive que sair do estágio pois meu salário era a renda da casa, no qual o valor anterior já não supria.

                                                                                                                 to be continued... 

0 Comentários